15 de março: Dia do Consumidor

15 de março: Dia do Consumidor

Já parou para pensar que desde o carro que você dirige ao o sapato que você calça ou até a comida que você se alimenta, todas suas escolhas de consumo têm impactos para o planeta? Muito tem se falado sobre o consumo consciente, mas afinal, você sabe o que é consumo consciente?

“Consumo consciente”, “consumo sustentável” ou “consumo responsável” é a transformação do consumo em um ato consciente, a partir de adoção de posturas respeitosas com a natureza, conciliando a satisfação das necessidades humanas à demanda de recursos naturais e à poluição decorrente dessa exploração. Não é não consumir, é consumir diferente, pensando nos impactos para a sociedade e para o meio ambiente, hoje e para as gerações futuras. O trajeto do consumidor brasileiro rumo às práticas de compra conscientes ainda é um longo caminho a ser percorrido.

Carros, sapatos, alimentos e, é claro, as roupas que você veste também têm um impacto no meio ambiente. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o alto consumo de água e a poluição decorrente de produtos químicos para tratamento das peças coloca a indústria têxtil entre as quatro mais poluentes do mundo. Além das discussões ambientais, o âmbito social dessa indústria é marcado por discussões em torno do consumo de marcas fast fashion, muitas envolvidas com trabalho escravo. O custo da “moda rápida” é alto: uma peça de roupa que usamos menos de 5 vezes e jogamos fora após 1 mês produz mais 400% de emissões de carbono do que uma usada 50 vezes e mantida por 1 ano.

Fontes infográficos: eCycle; Agência de Notícias CNI; ES Brasil, Akatu

Fontes texto: “Consumo consciente”: o ecocapitalismo como ideologia” (Maria das Graças e Silva Universidade Federal de Pernambuco; Nailsa Maria Souza Araújo Universidade Federal de Sergipe; Josiane Soares Santos Universidade Federal de Sergipe); BBC Brasil; eCycle